facebook  instagram
Rua 9-B nº 129 Ed. Centro Médico Saulo Lopes de Moraes, 5º andar, Setor Oeste, Goiânia-GO
CENTRAL DE ATENDIMENTO:
(62) 3224-0848 / (62) 8317-4447

Artigos

Mantenha o equilíbrio e tenha dias mais felizes

dicas-musculacao-corrida
Você sabia que existem centenas de estudos indicando que a felicidade está correlacionada a qualidade de vida emocional e ao repertório de habilidades sociais que os seres humanos possuem? Quanto mais comportamentos adequados uma pessoa 
emite, mais consequências reforçadoras (prazerosas) ela terá.Acho interessante enfatizar algo que todo cliente que já tenha passado por um bom psicólogo já sabe, mas que quem nunca esteve “frente a frente” com um terapeuta, pode desconhecer. É que quando recorremos a um tratamento psicoterápico provavelmente alguma esfera de nossas vidas não anda muito bem, ou seja, estamos 
apresentando alguma dificuldade, porém, mesmo que essa pessoa consiga identificar onde está tendo problemas, para que um tratamento psicoterápico obtenha os resultados esperados e satisfatórios, é necessário que o cliente seja visto e compreendido em todas as esferas de sua vida, são elas: emocional, social, familiar, profissional, afetiva, financeira. A partir dessa análise, o objetivo terapêutico é a busca por um equilíbrio/harmonia entre todas essas dimensões, e, portanto, o restabelecimento da qualidade de vida do ser humano.
Antes de qualquer coisa, pense que esse equilíbrio seja algo dinâmico, uma vez que nossa vida está em constante mudança, nada para nós é estático, provavelmente você já acreditou que algo seria “para sempre” e não foi. Se existe algo “estável” para os seres humanos é o processo de mudança, que paradoxo não é mesmo? Por falar nisso, essa mudança constante também nos indica mais uma etapa a ser alcançada na busca de nossa satisfação pessoal: a auto-aceitação, em conjunto com uma postura mais livre e menos rigorosa conosco, afinal, o equilíbrio entre as esferas citadas acima é o melhor que podemos fazer por nós, e concordamos que não é uma tarefa fácil de ser realizada (nem impossível).
Um bom começo para se chegar a ela é pensar que a vida perfeita sempre estará longe de ser encontrada, porque a perfeição caracteriza um ser ideal que reúne todas as qualidades e não tem nenhum defeito, pense em quanto é impossível isso para um ser humano! Nós humanos não somos seres perfeitos, aliás, poucas coisas são tão imperfeitas como nós, já que a construção de nós mesmo é feita e refeita diariamente. 
Porém, o que podemos encontrar na psicoterapia é uma maneira adequada de nos portarmos e recebermos consequências mais reforçadoras, que nos deixam contentes. Portanto, quando adquirimos habilidades para lidar com as demandas que nos aparecem no dia a dia fica mais fácil resolvê-las, e assim, a instabilidade acaba nos deixando. 
É importante lembrar que altos e baixos, perdas e ganhos e escolhas difíceis estarão sempre presentes, e podemos escolher enfrentá-las de uma maneira mais assertiva e coerente!
“Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la”. (Salvador Dali).
 
Dra. Letícia Guedes
Psicóloga Clínica
Analista do Comportamento
Especialista em Terapia Comportamental – Cognitiva
Mestre em Psicologia
Professora da pós graduação
Palestrante 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(62) 3224-0848/8317-4447

Dra. Nachara Costa
Psicóloga clínica
Analista do Comportamento 
Especialista em Psicologia Comportamental Cognitiva 
www.clinicavivencialle.com.br 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
(62) 3224-0848/8317-4447
  • Rua 9-B nº 129 Ed. Centro Médico Saulo Lopes de Moraes, 5º andar, Setor Oeste, Goiânia-GO
    CENTRAL DE ATENDIMENTO:
    (62) 3224-0848 / (62) 8317-4447