facebook  instagram
Rua 9-B nº 129 Ed. Centro Médico Saulo Lopes de Moraes, 5º andar, Setor Oeste, Goiânia-GO
CENTRAL DE ATENDIMENTO:
(62) 3224-0848 / (62) 8317-4447

Artigos

Mãe: figura imprescindível

dicas-musculacao-corrida
O dia das mães está próximo, e nada mais interessante do que discorrermos um pouco sobre o que a ciência psicológica aponta como pontos importantes no papel que elas exercem na vida de seus filhos e de sua família. É de fundamental significância dizer que a contribuição da figura materna começa lá na vida intrauterina do bebê, ou seja, na qualidade da relação 
que a mãe estabelece com o seu feto durante todo o período gestacional. Essas etapas iniciais são alguns dos fatores que irão predizer como se dará a estruturação da vida dessas crianças a nível comportamental posteriormente. Dessa forma, educar um filho se constitui em uma arte, não sendo, portanto, tarefa de fácil desempenho. Os cuidados com o filho mostram-se constantes, diários e permanentes, sendo uma das variáveis importantíssimas e fundamentais para o seu “pleno e saudável” desenvolvimento. 
 Uma questão bastante valorosa é como se dá a criação desse indivíduo, ou seja, quais são as práticas parentais utilizadas por seus progenitores. As habilidades utilizadas pelos pais para educar são de suma importância, uma vez que a criança nos primeiros anos de existência apresenta extrema fragilidade e falta de defesa, portanto, torna-se necessário que o bebê recém- chegado seja acolhido por sua instituição social (no primeiro momento sua família) que o auxilie a enfrentar com êxito essa fase de imaturidade, é ai minhas queridas mães, que entra o papel divino e maravilhoso que vocês  exercem, o de cuidador!
 Nesse sentido, as mamães, bem como, a família, possuem inicialmente a função de satisfazer as necessidades básicas de seus filhos, como por exemplo: alimentação, temperatura adequada, abrigo. E em segundo lugar, proporcionar-lhes um ambiente propício ao desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social. Assim, contemplariam os quesitos básicos para a futura interação de seus filhos com seu ambiente físico e relacional, levando-os a sentir-se mais seguros para tal.
 É imprescindível as mães, estabelecerem uma relação com seus filhos capaz de levá-los a perceberem nelas uma base segura, no qual sejam capazes de enfrentar barreiras impostas pelo caminho, porém tendo a certeza de que ao retornarem ao encontro delas estarão seguros e encontrarão sustentação tanto física, quanto emocional. Além de serem confortados, caso tenham enfrentado algum perigo ou dor, e estimulados a “transpor barreiras”, caso tenham se sentido inseguros ou fragilizados.
 E pra finalizar, um ingrediente fundamental para contemplar tudo que foi dito acima é o amor, sentimento que vocês, mamães, sabem lidar melhor do que qualquer pessoa neste mundo. O meu sincero cumprimento a todas vocês  pelo papel magnífico que vocês exercem em nossas vidas, todos e todos e todos os dias. 
“O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível” (Marion C. Garretty).
 
Dra. Letícia Guedes
Psicóloga Clínica
Analista do Comportamento
Especialista em terapia comportamental-cognitiva
Mestranda em Psicologia
Articulista do Diário da Manhã
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.facebook.com/vivencialle
www.clinicavivencialle.com.br 
(62) 3224-8370/ 3224-0848/ 8422-4447
  • Rua 9-B nº 129 Ed. Centro Médico Saulo Lopes de Moraes, 5º andar, Setor Oeste, Goiânia-GO
    CENTRAL DE ATENDIMENTO:
    (62) 3224-0848 / (62) 8317-4447